30 de junho de 2007

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO




A filosofia tem uma importância muito grande no desenvolver da educação, tanto no jovem como nas crianças. A filosofia propicia que crianças e jovens criem, desde muito cedo, uma quantidade de habilidades e potencialidades por meio do uso da razão, no exercício de filosofar.
A filosofia é, sem duvida, uma disciplina que ensina a pensar e “pensar bem”. Mas o que quer dizer isto? Quer nos dizer que a filosofia é cada vez mais necessária, pois ela se ocupa de pensar no geral, o que nos dará maior “visibilidade” para com as outras disciplinas. Não se trata de querer afirmar que a filosofia é superior às demais matérias, pois todas são importantes quanto a filosofia, na educação de crianças e jovens.
A filosofia não deve ser somente entendida como mais uma matéria, mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplinas, tanto quanto para o “exercício da cidadania”.
Neste sentido a filosofia deve ir para as salas de aula, funcionando como um local para o pensar, conhecer e arriscar-se em criar e descobrir novos conceitos. Assim, pode-se atribuir a filosofia uma identidade em meio ao contexto educacional brasileiro, envolvendo-se em um processo interdisciplinar e pedagógico.
“A filosofia deve integrar todo processo de conhecimento do ser humano. Se for aplicada desde a infância, a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo, as conseqüências das ações e os possíveis resultados que podem ocorrer no futuro”. ( Prof. Dr. Sílvio Wonsovicz).
Luiz José Bizarello, 3°sem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom me ajyudou bastante obrigada!

Anônimo disse...

filosofia e demais

Anônimo disse...

Adorei m ajudou bastante

Unknown disse...

Parabens foi muito bom .

Unknown disse...

Bastante claro. Ótimo

Edian Mendes disse...

Muito obrigada tirou minha dúvida